terça-feira, 24 de junho de 2014

NUNO RAMOS

Nuno Ramos, artista que ganhou muita notoriedade nos anos 80 está cheio de novidades. No Instituto Iberê Camargo em Porto Alegre ele mais uma vez mostra sua ousadia e um trabalho bastante poético. Suas obras sempre fogem do óbvio e nos fazem refletir.

Na exposição intitulada "Ensaio sobre a Dádiva" há uma grande instalação, marca registrada do artista, onde podemos ver o esqueleto de um barco de pescador que equilibra um copo com água do rio Guaíba de um lado, e do outro um violoncelo

A fundação Iberê Camargo fica `a beira do Guaíba, e não por acaso Nuno usou um barco como um dos elementos principais da mostra. O artista teve a idéia quando esteve no museu para entender o espaço, e vem desenvolvendo esse projeto desde setembro do ano passado. 

Nuno também faz o uso de trilhos de uma montanha russa, com um cavalo, daqueles bem característicos de carrossel, presos a uma das pontas. 

Em ambas situações existe um jogo de equilíbrio, de tensão. Conectando as duas instalações há uns tubos contendo uma mistura líquida: Morfina, Glicose e um pouco de água do Guaíba. Choque!

Enquanto isso, o espectador pode ouvir Zé Keti, Noel Rosa e Lamartine Babo fazendo citações sobre um pierrô. Complexo?

Para explicar melhor, na mostra há dois filmes que buscam explicar as instalações: Um deles mostra uma menina que troca um copo por um violoncelo. No outro, vemos um pierrô sendo trocado por um cavalo.

Nuno Ramos sempre impressionando…













Um comentário:

Flavia disse...

Em realidade, não entendi muita coisa da obra do Nuno Ramos. Só sei que quando saí da exposição, a musiquinha do Pierrô alojou-se em minha cabeça. Os vídeos me pareceram nonsense, mas talvez, por isso mesmo, tenham me tocado de alguma forma.