segunda-feira, 16 de junho de 2014

AI WEI WEI - SEMPRE CAUSANDO

Enquanto o mundo todo usa o Instagram pra postar as famosas e tão populares "selfies", o artista Ai Wei Wei usa como forma de protesto. 

Ele acaba de lançar mão de milhares de fotos de pessoas desconhecidas, onde todas estão segurando suas próprias pernas, como se fossem armas. Para explicar, ele alega que "o poder tem sido usado em excesso na luta contra o terrorismo" e as fotos seriam uma resposta a isso.

O alvoroço Ui! que as fotos causaram pelo mundo surpreendeu o artista. Pessoas que seguem Wei Wei também começaram a postar fotos apoiando a "campanha".

Há algumas semanas, o nome de Ai Wei Wei havia sido removido de uma exposição em homenagem a Dai Han Zhi (nome chinês de Hans van Dijk), amigo e colaborador do artista. Censura! 

O nome dele foi retirado pois a assessora de imprensa do UCCA disse estar sobre constante ameaça. Wei ia dar sua contribuição expondo suas obras, mas seu nome não poderia ser divulgado. 

Wei acredita que seja culpa do governo da China, já que ele é um inimigo de longa data e é diariamente perseguido e monitorado por ser contra o sistema. 


Por razões óbvias, o próprio retirou suas artes da mostra. 








Nenhum comentário: