segunda-feira, 25 de agosto de 2014

ALUCINÓGENOS E AFINS COM ERNESTO NETO

Ernesto Neto está sempre inovando. Isso todo mundo já sabe. Mas dessa vez ele resolveu ultrapassar os limites e fugir totalmente do óbvio. Dentro da exposição sobre a história do Brasil "Histórias Mestiças" o artista conseguiu autorização dos curadores para fazer uma instalação intitulada  "Em Busca do Sagrado" onde o artista procura mexer com os sentidos do público da forma mais peculiar possível: com a ajuda de alucinógenos. 

Em meio a uma retrospectiva da História do Brasil, onde podemos ver a miscigenação Brasileira, suas origens e povos feitas a partir de fotografias e ilustrações, Ernesto Neto propõe que o público participe desse "culto" para mergulhar de cabeça nessa história. 

Para isso foi montada uma cabana branca no segundo andar do prédio do Instituto Tomie Othake e quem chegasse poderia se inscrever para participar do "culto". Liberte-se

O artista importou um chá ayahuasca ( da família de cogumelos e LSD) da tribo indígena Huni Kuin e decidiu usá-lo para propor uma verdadeira fuga do espectador. Um pajé da tribo ministrava esse ritual, e mais e mais pessoas pediam para participar.


Enquanto isso, o artista circulava pelo museu com um "look" descontraído e um colar de miçangas. 

Ernesto sempre nos surpreendendo! Keep Going!




O nome escolhido para a obra é "Em Busca do 

Nenhum comentário: