Uma obra prima, linda de morrer como tudo que a artista portuguesa Joana Vasconcelos faz, acaba de chegar ao Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo.
O motivo é bastante curioso: A obra que já passou pela Bienal de Veneza seria exposta no Palais de Verssailes, mas os responsáveis vetaram! Joana é a primeira mulher e primeira portuguesa a expor em Versailles e certamente a primeira a ter uma obra barrada: trata-se de um lustre gigantesco todo feito a partir de absorventes.
O lustre conhecido como "A Noiva" já havia sido vetado anteriormente em outros lugares. É curioso pensar que haja esse tipo de censura na arte, ainda mais se tratando de um caso como esse, onde o problema em questão é um objeto indispensável na vida de qualquer mulher e que deveria ter deixado de ser um tabú há muito tempo! Em Que Ano Estamos?
A artista usou mais de 25 mil O.B.'s para fazer o lustre. Joana é conhecida por abordar assuntos femininos através da arte.
A exposição "Ciclo" no CCBB traz artistas que usam materiais reciclados em seus trabalhos, e por isso a idéia de importar "A Noiva" de Joana Vasconcelos. Ficamos felizes!