terça-feira, 2 de setembro de 2014

FÁBRICA ABERTA

Você ja deve ter ouvido falar na Antiga Fábrica Bhering. Não?! Um espaço que antigamente abrigava uma grande fábrica de chocolates e hoje se tornou um pólo de arte com os mais variados estilos entre coletivos, fotógrafos e artistas que usam o local como atelier. Funciona assim: cada artista aluga o espaço na fábrica, mas nada impede que use também as áreas comuns, dependendo das suas necessidades.

Alguns ateliers abrem as portas para o público, gerando assim uma verdadeira troca. As áreas comuns estão abertas aos visitantes.

De olho nisso, os próprios artistas organizam pela segunda vez conssecutiva o "Fábrica Aberta", evento paralelo `a feira Art Rio que leva o público para conhecer os ateliers e ver de perto o processo criativo dos artistas e coletivos ali presentes. A feira disponibilizará vans para quem quiser ir do Art Rio para a Fábrica. A idéia é mostrar obras que não foram selecionadas para exposições e claro, atrair mais consumidores. 

transformar a Fábrica Bhering nesse encontro de ateliers foi um incentivo da Prefeitura do Rio, já que o espaço estava prestes a acabar, quando foi leiloado por 3,2 milhões a uma concessionária. Em 2012 a prefeitura assinou um documento que garantisse que o local permanecesse intacto e tombado. O caso segue na Justiça, mas existe ao menos a garantia de que o local não será leiloado. Ufa!









Nenhum comentário: