sexta-feira, 27 de junho de 2014

GUGGENHEIM - ARTE NO MUNDO

O Guggenheim, museu mundialmente conhecido, que sempre expõe trabalhos dos artistas mais respeitados do mundo veio com um proposta diferente e bastante inovadora. 

Artistas de locais pouco visados quando o assunto é arte são o foco dessa nova "empreitada".

A primeira exposição dessa série "Guggenheim UBS MAP Global Art Initiative", aconteceu ano passado quando o museu dedicou uma área só para a arte do Sul e Sudeste da Ásia. A mais recente que está em cartaz, traz artistas da América Latina. A última dessa série será em 2015, mostrando a arte do Oriente Médio e o Norte da África.

Para nossa felicidade o Brasil é um dos países com mais artistas na expo intitulada "Sob o mesmo sol — Arte da América Latina hoje" empatando apenas com o México. Tipo na Copa 

Alguns nomes como Adriano Costa, Erika Verzutti, Jonathas de Andrade, Paulo Bruscky, Rivane Neuenschwander e Tamar Guimarães estão presentes. 

A curadoria é de Pablo Léon de la Barra, que passou um ano se dedicando a pesquisar artistas que pudessem contribuir para o projeto. Pablo também é responsável pela Solo Project da Art Rio.

Pra nossa felicidade a exposição chega ao Mam de São Paulo em abril de 2015. Yeah!


Bela iniciativa!






terça-feira, 24 de junho de 2014

JR - FOTO E ARTE DE RUA

O artista JR, mundialmente conhecido por levar imagens enormes de rostos para as ruas, acaba de dar cara nova ao Panthéon de Paris. 

Desde o dia 4 de junho o Panthéon de Paris exibe uma grande instalação do artista, onde há imagens  enormes de rostos  desconhecidos que foram colocadas por toda parte: no chão, nas cúpulas internas, nas paredes, etc… Everywhere!

Seu trabalho é absolutamente único. É um mix de fotografia e arte urbana. A foto de rostos preta e branca é a sua marca registrada. Para ele a rua é o melhor lugar pra expôr.  Nossa cara!

JR começou com o grafite, e só depois se interessou pela câmera, que usava para registrar momentos pintando. Foi aí que resolveu imprimir essas imagens em grande escala e exibir pra quem quisesse ver. 

Hoje ele vem ganhando o mundo com essa arte urbana diferente de tudo que vemos por aí.

Dá uma olhada:






NUNO RAMOS

Nuno Ramos, artista que ganhou muita notoriedade nos anos 80 está cheio de novidades. No Instituto Iberê Camargo em Porto Alegre ele mais uma vez mostra sua ousadia e um trabalho bastante poético. Suas obras sempre fogem do óbvio e nos fazem refletir.

Na exposição intitulada "Ensaio sobre a Dádiva" há uma grande instalação, marca registrada do artista, onde podemos ver o esqueleto de um barco de pescador que equilibra um copo com água do rio Guaíba de um lado, e do outro um violoncelo

A fundação Iberê Camargo fica `a beira do Guaíba, e não por acaso Nuno usou um barco como um dos elementos principais da mostra. O artista teve a idéia quando esteve no museu para entender o espaço, e vem desenvolvendo esse projeto desde setembro do ano passado. 

Nuno também faz o uso de trilhos de uma montanha russa, com um cavalo, daqueles bem característicos de carrossel, presos a uma das pontas. 

Em ambas situações existe um jogo de equilíbrio, de tensão. Conectando as duas instalações há uns tubos contendo uma mistura líquida: Morfina, Glicose e um pouco de água do Guaíba. Choque!

Enquanto isso, o espectador pode ouvir Zé Keti, Noel Rosa e Lamartine Babo fazendo citações sobre um pierrô. Complexo?

Para explicar melhor, na mostra há dois filmes que buscam explicar as instalações: Um deles mostra uma menina que troca um copo por um violoncelo. No outro, vemos um pierrô sendo trocado por um cavalo.

Nuno Ramos sempre impressionando…













sexta-feira, 20 de junho de 2014

NY - RECEBE A ARTE BRASILEIRA DE BRAÇOS ABERTOS

Alguns artistas brasileiros importantes estão com exposições em cartaz em NY. Falamos aqui sobre a mostra no Moma da artista Lygia Clark que segue em cartaz. 

Além de Lygia, outros grandes nomes estão com exposições por lá. O ICCO, Instituto de Cultura Contemporânea, está realizando pela terceira vez o evento Art.br. 

A proposta da mostra intitulada art.br#3_poiesis in praxis é misturar arte e poesia. E ninguém melhor para nos representar lá fora que esses dois artistas: Tunga e Lenora de Barros. 

Tunga é mundialmente conhecido por suas instalações, e tem um dos maiores pavilhões no Inhotim. Moral! Suas exposições sempre ultrapassam o imaginário. Ele é um artista de mãos cheias e criatividade de sobra. Tunga sabe como ninguém fazer o espectador mergulhar no seu universo. De cabeça! É o tipo de artista que sempre foge do óbvio. 

Lenora de Barros, filha do também artista Geraldo de Barros sempre foi apaixonada pela poesia concreta. Na 17 Bienal de São Paulo ela expôs a sua primeira poesia visual. A artista inovou apresentando um vídeo. Na série Procuro-me ela brinca com sobreposição de imagens e usa a fotografia como base. 

A exposição está em cartaz até dia 29 de junho na Pioneer Works, centro de arte no Brooklyn. Corre lá!






IDA - NOVA FEIRA PARALELA A ART RIO

A maior feira da américa Latina, a Art Rio, chega esse ano com mais novidades. A IDA é uma feira menor que acontecerá paralela ao evento.

O Marina All Suites, hotel na orla do Leblon, foi o local escolhido. Vários quartos ficarão disponíveis para  expor trabalhos de artistas, designers e galerias emergentes. 

Para isso, os organizadores disponibilizaram um site de inscrição, onde cada um pode enviar o seu trabalho, pra quem sabe ser selecionado e expor na mostra. 

A proposta é seguir os moldes de feiras menores que acontecem lá fora e vem dando super certo. Uma das mais conhecidas é a Scope, que está sempre descobrindo novos talentos pelo mundo.

Iniciativas como essa são sempre bem vindas, afinal de contas é sempre bom conhecer novos trabalhos e abrir portas pra gente com talento de sobre. Gente que faz! 

A IDA começa dia 10 e vai até 14 de setembro. Anota na agenda!

Fica a dica




quarta-feira, 18 de junho de 2014

GIJS VANHEE - NOVA DESCOBERTA

Minha mais nova descoberta é o artista belga Gijs Vanhee, que faz grafites enormes e super lúdicos, como se fossem seres inventados, que ele chama de "Mutantes". 

O que mais me encantou foram seus trabalhos de pintura "indoor": O mais recente foi feito em uma das lojas da rede Urban Outfitters. Ele usa tinta acrícilia e caneta posca. Gijs fez o trabalho todo em preto e branco e usou cores apenas nos mínimos detalhes. Chic!

Linhas super orgânicas, arredondadas e bom gosto são parte da receita do artista. As cores apenas nos detalhes dão um ar "clean" ao trabalho. As linhas dão volume as formas sinuosas. É o toque final! 

Veja você mesmo:








segunda-feira, 16 de junho de 2014

AI WEI WEI - SEMPRE CAUSANDO

Enquanto o mundo todo usa o Instagram pra postar as famosas e tão populares "selfies", o artista Ai Wei Wei usa como forma de protesto. 

Ele acaba de lançar mão de milhares de fotos de pessoas desconhecidas, onde todas estão segurando suas próprias pernas, como se fossem armas. Para explicar, ele alega que "o poder tem sido usado em excesso na luta contra o terrorismo" e as fotos seriam uma resposta a isso.

O alvoroço Ui! que as fotos causaram pelo mundo surpreendeu o artista. Pessoas que seguem Wei Wei também começaram a postar fotos apoiando a "campanha".

Há algumas semanas, o nome de Ai Wei Wei havia sido removido de uma exposição em homenagem a Dai Han Zhi (nome chinês de Hans van Dijk), amigo e colaborador do artista. Censura! 

O nome dele foi retirado pois a assessora de imprensa do UCCA disse estar sobre constante ameaça. Wei ia dar sua contribuição expondo suas obras, mas seu nome não poderia ser divulgado. 

Wei acredita que seja culpa do governo da China, já que ele é um inimigo de longa data e é diariamente perseguido e monitorado por ser contra o sistema. 


Por razões óbvias, o próprio retirou suas artes da mostra. 








sexta-feira, 13 de junho de 2014

OS GEMEOS - FORTES VILAÇA - SP

A galeria Fortes Vilaça, uma das mais respeitadas galerias de São Paulo, vai receber a dupla Os Gemeos para uma mega exposição que será inaugurada no final do mês. 

É o tipo de exposição que merece ser vista!

Eu digo isso porque fui na exposição da dupla há anos na Fortes Vilaça. Ali pude ver o começo de uma carreira de sucesso. Tive a chance de entrevistar o curador da galeria que me contou que antes mesmo de inaugurarem a mostra, todas as obras estavam vendidas. Naquela época, os preços já eram altos. Imagina agora… Imagina na Copa

Os irmãos surpreenderam pintando o lado externo da galeria, fazendo um de seus personagens. Antes mesmo de ver a mostra, o público se deprava com essa "mega instalação".

Depois dessa expo, que foi em meados de 2008, Gustavo e Otávio Pandolfo ganharam o mundo. A arte deles é admirada por todos, independente de faixa etária, gosto e classe. É  unanimidade: Todo mundo reconhece o sucesso dos caras. 

É grafite, é urbano, mas é sofisticado. Os personagens que criam, as frases que escrevem e a sutileza do traço conquistam e de certa forma podemos enxergar um pouco da personalidade dos dois. A mistura de uma pureza quase infantil, com traço solto e uma pitada de Brasil fazem a gente entender porque esses dois merecem destaque. Bravo!

http://www.fortesvilaca.com.br












quarta-feira, 11 de junho de 2014

ARTE NO METRÔ - BARCELONA





Desde o dia 05 de junho, alguns metrôs em Barcelona foram presenteados com pinturas lindas de alunos de algumas das mais importantes universidades de arte de lá. 

As obras foram escolhidas por gente que entende do assunto e estão expostas nas escadas dos metrôs.  Os responsáveis por essa ação são os organizadores da Feira Internacional de Arte Contemporânea Swab Barcelona, que acontece de 2 a 5 de outubro. 

A Swab quer tornar a arte contemporânea mais acessível ao público. Thanks! Os organizadores da feira resolveram convidar alguns artistas que apostam para mostrar seu trabalho no espaço público. 

Na Feira de Arte Contemporânea há obras de artistas mundialmente conhecidos, mas há também obras de artistas em ascensão. A Feira se preocupa em descobrir novos talentos e apresentá-los ao público. 

Fazer essa união entre galerias, artistas e o público é o maior objetivo do evento. Afinal de contas, novidades são sempre bem vindas e é sempre bom manter o mercado de artes aquecido. Burn!

Por aqui a gente tem a nossa versão carioca da Swab: A ArtRio que acontece em Setembro. 


SWAB EDIÇÕES PASSADAS








terça-feira, 10 de junho de 2014

NICE TO MEET YOU: HERRAIZ SOTO & CO + DAVID ACEVEDO + NÓIA















NICE TO MEET YOU
"Os experimentos são sempre misturas de coisas que a natureza não pensou em unir anteriormente. Dessas misturas saiu o gin tonic, as guitarras elétricas e os skates.

Aqui queríamos misturar o dia e a noite, o digital e o analógico e a Lynn Court e David Acevedo, dois artistas que se conheceram para trabalhar juntos sem que um soubesse o que o outro iria fazer. E, como é um experimento, nada é perfeito.

Felizmente!" 



Esse foi o texto para descrever o "Experimento 6" feito pela Herraiz Soto, uma mega agência de publicidade de Barcelona, Espanha, que me convidou pra esse lindo trabalho. Lá tive o prazer de contracenar com esse artista de mãos cheias David Acevedo, e pra nossa surpresa, no final das contas, vimos que nossas artes apesar de terem técnicas muito distintas, conversaram entre sí. 

Trabalhos como esse deixam de ser trabalho e se tornam prazer. Trabalhar com mentes criativas, cheias de idéias dá gosto. 

Quem dirigiu o projeto foi Victor Sarria Levit e a edição e filmagens ficaram por conta de André Lopes. 

A combinação dessas cabeças pensantes com a vontade de criar dos artistas deu nisso aí. Aperta o Play!